domingo, 20 de novembro de 2011

História de Portugal


História de Portugal


O primeiro povo a chegar à Península Iberica foi o  Ibero. A seguir vieram os Celtas, os Fenícios, os Gregos, os Cartagineses, os Romanos, os Bárbaros e por fim os Árabes.
Da união dos Iberos com os Celtas, resultaram os Celtiberos.
De entre os Celtiberos, distinguiu-se um grupo de Lusitanos. Era um povo guerreiro, que vivia no alto dos montes em povoações fortificadas-- castros-- e que se dedicava à pastorícia e à caça.
Quando os Romanos chegaram à Península e a quiseram conquistar, encontraram a forte resistência dos Lusitanos, que eram comandados por Viriato.
Os Romanos conseguiram vencer Viriato,  matando-o à traição.
Após dois séculos de lutas, os Romanos dominaram a Península até à invasão dos Bárbaros.
Os oito séculos de domínio romano foram muito importantes para o desenvolvimento da Península Ibérica, pois construíram-se: pontes, aquedutos, templos, estradas e outras coisas e desenvolveu-se a agricultura, o comércio e a indústria. 
Os Romanos também deixaram a língua (Latim), os costumes, a religião, o direito e a moeda. A este processo de desenvolvimento deu-se o nome de Romanização.
Com a invasão dos povos Bárbaros, no ano de 404, o domínio da Península deixou de pertencer aos Romanos.
No ano de 711, os Muçulmanos invadiram e dominaram toda a Península Ibérica, com exceção de um pequeno território no Norte, as Astúrias.
A religião praticada pelos habitantes da Península era o Cristianismo. Os Muçulmanos, vindos do norte de África, praticavam outra religião: o Islamismo - e tinham costumes e maneiras de viver diferentes. 
Os Muçulmanos desenvolveram a agricultura, introduzindo a azenha, a nora, o açude, o chafariz. Foram também eles que trouxeram novos frutos como o limão, o damasco, a amêndoa, etc. Desenvolveram ainda o artesanato, a astronomia, a medicina, a geografia e a matemática, deixando-nos os algarismos que ainda hoje usamos. O astrolábio e a bússola são outros exemplos da influência muçulmana.
Ainda se podem encontrar alguns vestígios da sua ocupação: mesquitas, palácios e cerca de 600 palavras como Algarve, algodão, algarismo, azeitona, açúcar e muitas outras.
                                 
   A Reconquista Cristã


Os Cristãos, que se refugiaram nas Astúrias, organizaram-se e começaram a recuperar as terras ocupadas pelos muçulmanos, dando assim início à Reconquista Cristã.
Com o avanço da reconquista para Sul formaram-se novos reinos cristãos: Leão, Castela, Navarra e Aragão







                               A FORMAÇÃO DE PORTUGAL

Aos 14 anos, D. Afonso Henriques, filho do conde D. Henrique e de D. Teresa, armou-se a si mesmo cavaleiro.
D. Afonso Henriques venceu muitas batalhas e uma delas foi a batalha de Ourique em que ele venceu os Muçulmanos e se tornou rei.
D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal e o último rei de Portugal foi D. Manuel ||. Fim


J     TURMA 4.ºA - João Sousa, 19 de Novembro, 16:31, via Escolinhas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário