No dia 11 de Janeiro, os alunos do 1º ciclo vivenciaram um dia diferente, com diversas actividades lúdico- pedagógicas, relacionadas com a importância vital da água e a sua preservação para o futuro do planeta.
Estas acções foram implementadas pela empresa de Águas de Douro e Paiva, responsável pelo projecto “Mil Escolas”, programa de educação ambiental, que visa reforçar as competências pedagógicas e científicas dos professores na área dos recursos hídricos. A este projecto, os alunos concorreram já o ano passado, com o trabalho " Ribeira protegida …Fonte de vida… ". O projecto tem por finalidade permitir o estudo da Ribeira da Riguinha, situada na área da cidade da Senhora da Hora, onde se situa a escola. Para além das acções desenvolvidas, ainda foram oferecidos aos alunos, um manual pedagógico - livrinho de bolso com diversas indicações para as saídas de campo e ainda uma guloseima presenteada pelos representantes do senhor presidente da junta de freguesia da Senhora da Hora.
Este dia será inesquecível para todos os alunos do 1º ciclo, pois em todas as oficinas participaram nas actividades desenvolvidas, com muito empenho e entusiasmo.
- A Expressão Dramática e a Natureza
- Imagens contam Estórias
- Água em Movimento
- Teatro de fantoches – “O meu rio”
- Na pele dos anfíbios
Avaliação das activades
Foram actividades pedagogicamente ricas que mobilizaram todos os alunos e professores do 1.º Ciclo.
Este evento foi um sucesso já que se conseguiram aliar as actividades realizadas nas oficinas acima descritas ao espírito dos objectivos enquadrados no Projecto “Mil Escolas”.
Por outro lado pode-se considerar que estas actividades permitiram dar mais um passo em frente para a formação de uma educação ambiental de base, onde as crianças tenham a perfeita consciência que com a adopção de comportamentos ambientalmente correctos é essencial para preservação do planeta Terra.
Avaliam-se assim com o muito positivas todas as actividades desenvolvidas nas diversas oficinas uma vez que as mesmas permitiram a motivação ou a complementaridade para ou de aprendizagens curriculares ou de conhecimento geral, possibilitando assim a aquisição de competências fundamentais relacionadas com a ecologia e o ambiente.
Coordenador do Projecto- Professor Rui PereiraIlustrações das oficinas - 1ºA
"Ribeira protegida ...Fonte de Vida..."
Objectivos: gerais e específicos
GERAIS
- Reforçar o papel da água como fonte de vida;
- Reforçar o papel da água como fonte de vida;
- Despertar o interesse pelo património ambiental da sua terra;
- Sensibilizar para a importância da preservação dos recursos hídricos;
- Dar a conhecer cursos de água e respectivos ecossistemas.
ESPECÍFICOS
- Localizar a Ribeira da Reguinha e todo o seu percurso desde a nascente até à foz;
- Localizar a Ribeira da Reguinha e todo o seu percurso desde a nascente até à foz;
- Reconhecer e identificar a fauna e a flora da ribeira;
- Aumentar o sentido de responsabilidade do indivíduo em relação ao ambiente e permitir a cada um contribuir para a sua melhoria;
- Desenvolver projectos multidisciplinares, aplicando conhecimentos adquiridos nas várias áreas curriculares;
- Promover alterações comportamentais relativamente à água;
- Valorizar o espaço enquanto área natural situada entre grandes zonas urbanas;
- Fomentar práticas de observação, registo e tratamento de dados;
- Desenvolver práticas adequadas à preservação da natureza e do património;
Desenvolvimento do projecto ( 2 anos)
Este projecto iniciado o ano passado, tem por finalidade permitir o estudo da Ribeira da Riguinha, situada na área da cidade da Senhora da Hora, onde se situa o nosso Agrupamento. As principais actividades destinam-se a estudar o local da nascente, o percurso da ribeira desde a nascente até à foz, a sua fauna e flora, os problemas de poluição que existem, a utilidade das suas águas e, por fim, apresentar sugestões e propostas para resolver problemas que porventura se detectem.
Este projecto iniciado o ano passado, tem por finalidade permitir o estudo da Ribeira da Riguinha, situada na área da cidade da Senhora da Hora, onde se situa o nosso Agrupamento. As principais actividades destinam-se a estudar o local da nascente, o percurso da ribeira desde a nascente até à foz, a sua fauna e flora, os problemas de poluição que existem, a utilidade das suas águas e, por fim, apresentar sugestões e propostas para resolver problemas que porventura se detectem.
Pretendemos dar a conhecer/sensibilizar para a importância desse curso de água na localidade
Grelha de observação utilizadas na saída de campo pelos aluno do 2ºA e 3ºB (ano Lectivo 2009/2010)
13. Regista os seres vivos que observaste nesta visita: Local
Grelhas de observação - ajuda nas saídas de campo
Trabalhos realizados o ano passado, no âmbito do projecto "Mil Escolas", após uma visita ao Parque do Carriçal.
Grelha de observação utilizadas na saída de campo pelos aluno do 2ºA e 3ºB (ano Lectivo 2009/2010)
Observações: Local | A | B | C | D |
A | B | C | D | |
1.1 Transparente | ||||
1.2 Leitosa | ||||
1.3 Castanha | ||||
1.4 Verde-escura | ||||
1.5 Laranja | ||||
1.6 Cinzenta | ||||
1.7 Outra cor: | ||||
2. O odor (cheiro) da água: | A | B | C | D |
2.2 Cheiro a fresco | ||||
2.3 Cheiro a peixe | ||||
2.4 Cheiro a esgoto | ||||
2.5 Cheiro químico (cloro) | ||||
2.6 Cheiro podre (ovos podres) | ||||
2.7 Outro cheiro: | ||||
A | B | C | D | |
3.1 Óleo (reflexos multicolores) | ||||
3.3 Esgotos | ||||
3.4 Impurezas e lixos orgânicos | ||||
3.5 Sacos de plástico e embalagens | ||||
3.6 Latas ou material ferroso | ||||
3.7 Outros: | ||||
A | B | C | D | |
4.1 Monstros domésticos | ||||
4.2 Entulhos | ||||
4.3 Lixos de pequena dimensão | ||||
4.5 Latas ou material ferroso | ||||
4.6 Outros: | ||||
5. Existe Património (<1000 m) | A | B | C | D |
5.1 Moinhos/azenhas? | ||||
5.2 Barcos? | ||||
5.3 Pontes antigas, açudes/levadas? | ||||
5.4 Igreja, capela, santuário? | ||||
5.5 Solares ou casas agrícolas? | ||||
5.6 Núcleo habitacional? | ||||
5.7 Outro: | ||||
6. Biodiversidade da fauna: | A | B | C | D |
6.2 Existem anfíbios? | ||||
6.3 Existem répteis? | ||||
6.4 Existem peixes? | ||||
6.5 Existem mamíferos? | ||||
6.6 Existem insectos? | ||||
6.7 Existem moluscos? | ||||
6.8 Existem pegadas ou outras marcas? | ||||
7. Indicadores, infestantes e exóticas? | A | B | C | D |
7.1 Líquenes fruticulosos (com/pêlo) | ||||
7.2 Musgos | ||||
7.3 Fauna infestante ou exótica | ||||
8. Quais as actividades humanas nas margens, < 5 m: | A | B | C | D |
8.1 Floresta plantada | ||||
8.2 Jardins ou espaços de lazer | ||||
8.3 Agricultura | ||||
8.4 Ruas (vias de comunicação) | ||||
8.5 Casas (edifícios) | ||||
8.6 Entulho e zona degradada | ||||
8.7 Zona natural, sem intervenção | ||||
8.8 Outra: | ||||
9. Quais as actividades humanas nas margens entre | A | B | C | D |
9.1 Floresta plantada | ||||
9.2 Jardins ou espaços de lazer | ||||
9.3 Agricultura | ||||
9.4 Ruas (vias de comunicação) | ||||
9.5 Casas (edifícios) | ||||
9.6 Entulho e zona degradada | ||||
9.7 Zona natural, sem intervenção | ||||
9.8 Outra: | ||||
A | B | C | D | |
10.1 Total a sobreposição de copas das árvores e arbustos | ||||
10.2 Vegetação ripícola com >10 m altura | ||||
10.3 Alguma sobreposição de copas | ||||
10.4 Pequenas manchas de árvores | ||||
10.6 Arbustos | ||||
10.7 Herbáceas | ||||
10.8 Outra: | ||||
11. Higiene e salubridade global: | A | B | C | D |
11.1 Descargas de lixos < | ||||
11.2 Queimadas < | ||||
11.3 Fossas/latrinas < | ||||
11.4 Esgotos a céu aberto < | ||||
11.5 Animais domésticos à solta < | ||||
12. Ligação do Homem ao rio/ribeira | A | B | C | D |
12.1 Usa a água para regar? | ||||
12.2 Usa a água do rio para consumo doméstico/industrial? | ||||
12.3 Usa as margens p/activ. económicas? | ||||
12.4 Corta a vegetação ribeirinha? | ||||
12.5 Respeita a vida selvagem? | ||||
12.6 Conta histórias sobre o rio/rib? | ||||
12.7 Tem tradições ligadas ao rio/rib? | ||||
12.8 Passeia/caminha perto do rio? | ||||
12.9 Toma banho no rio? | ||||
12.10 Pratica desporto junto ao rio? | ||||
12.11 Outra: |
A - _________________________________________
B - __________________________________________
C -___________________________________________
A | B | C |
| |
14. Existem casas (edifícios) no leito de cheia? | ||||
15. a) O rio/ribeira é meandrizado ou curvilíneo? | ||||
b) O rio/ribeira tem as margens naturais com vegetação autóctone? | ||||
16. Assinala em cada local a letra da zona do rio em que te encontras. | _____ | _____ | _____ | _____ |
17. Assinala o leito do rio/ribeira onde estás a fazer a observação. | _____ | _____ | _____ | _____ |
>> | > | |||
18. Dimensões do canal: | ||||
19.Velocidade média “V” ?m/?s | ||||
20. Perfil das Margens | _____ | _____ | _____ | _____ |
21- Sugere o que pode ser feito para melhorar o rio/ribeira (qualidade da água): | _____ | _____ | _____ | _____ |
Grelhas de observação - ajuda nas saídas de campo
Ana Catarina (3ºB) |
Bruno (3ºB) |
Rafael (4ºB) |
Diogo (4ºB) |
Trabalhos realizados o ano passado, no âmbito do projecto "Mil Escolas", após uma visita ao Parque do Carriçal.
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