quinta-feira, 21 de abril de 2011

Escritora Manuela Mota Ribeiro

No dia 15 de Março recebemos a visita da escritora Manuela Mota Ribeiro que veio contar a história Kiko o dentinho de leite a todas as crianças do pré-escolar e Girafritz aprende a lição a uma turma do 2.º ano. A simpatia da escritora encantou todas as crianças, fazendo com que participassem alegremente e interagissem ativamente no decurso da atividade.
O encontro com a escritora terminou com uma sessão de autógrafos.
A equipa da Biblioteca Escolar agradece à Associação de Pais da Barranha a estreita colaboração nesta atividade tão do agrado dos alunos.

Animais de Estimação

A minha tartaruga
Eu, em casa, tenho uma tartaruga que se chama Malhadinha. Chama-se assim porque, enquanto as outras duas eram todas verdes, esta é verde com manchas castanhas.
Das três tartarugas que tínhamos ela foi a única que sobreviveu.
Quando está com fome costuma meter a cabeça de fora. Ela só come quando está quente porque de Inverno ela hiberna. Ela come camarões pequeninos e gosta de fruta, também toma cálcio para fortalecer a carapaça.
A carapaça mede 20 centímetros de comprimento e 16 centímetros de largura .
No aquário tem um búzio onde a Malhadinha gosta de se pendurar.
 Pedro Filipe 3.ºA

AS POMBAS DE PICASSO E AS NOSSAS


Hora do Conto


         No último dia, trinta de Março, pelas dezasseis horas e dez minutos, a Inês Panta, do 9.º F, realizou, na biblioteca da Escola da Barranha, a leitura do conto Narizinho e a Primavera, aos alunos da turma B do primeiro ano.  
       Esta acção insere-se na Feira do Livro Usado que foi dinamizada pela professora bibliotecária Ana Costa e pela professora Maria João Alves. A Inês teve uma prestação excelente e os alunos da turma referiram que gostariam de, num futuro próximo, repetir a experiência.
            Na primeira semana do terceiro período será a vez da aluna Marta Almeida realizar a leitura de outro conto a outra turma do primeiro ciclo.

Chegou a Primavera!


            Com a Primavera os dias ficam mais agradáveis, as folhas começam a aparecer, os campos ficam mais verdes, os animais andam mais felizes, as crianças têm mais tempo para brincar porque os dias ficam cada vez maiores…
Os passarinhos cantam, anunciando a chegada da Primavera. Todos atarefados, procuram o melhor sítio para fazer os seus ninhos. As andorinhas enfeitam os céus…
      Enfim, é a NATUREZA a RENASCER.

Turma2.ºB

VIVA A PRIMAVERA!

A PRIMAVERA É BONITA,
HÁ FOLHAS VERDINHAS NAS ÁRVORES,
 HÁ FLORES NO JARDIM
E VÃO NASCER MUITAS MAIS.
HÁ MUITAS ABELHAS E BORBOLETAS,
A VOAR DE FLOR EM FLOR,
OS PASSARINHOS FAZEM OS NINHOS
E CANTAM COM MUITO AMOR.
AS CRIANÇAS ESTÃO CONTENTES
A BRINCAR NO JARDIM.
A PRIMAVERA É DIVERTIDA…
A PRIMAVERA É ALEGRIA…
VAMOS TODOS FESTEJAR.
 A NATUREZA ESTÁ MUITO MAIS BONITA.
VIVA, VIVA A PRIMAVERA!
(Texto construído pelas crianças da Pré – B)
Pré-B

4.ºB